quarta-feira, 3 de agosto de 2011

CUIDADOS COM OS FILHOTES


CUIDADOS COM OS FILHOTES

Algumas dicas de cuidados a serem tomados com os filhotes, desde o nascimento até a idade adulta. Eles dão trabalho, mas o fato de serem tão fofinhos e brincalhões recompensa.

O cão é biologicamente considerado filhote até 12 meses de idade. Nesse período, ele passa por várias fases de desenvolvimento, que devem ser observadas com cuidado.

ANTES DO NASCIMENTO:
São os cuidados com a futura mamãe, que antes de cruzar, deve tomar as vacinas sêxtupla (ou óctupla) e anti-rábica (contra a raiva), além de receber um vermífugo de largo espectro. Esses cuidados livrarão os filhotes de qualquer tipo de doença ou verme na gestação.

A ESCOLHA:
É importante, no ato da escolha do filhote, observar sua vivacidade, alegria, curiosidade, atenção ao que aconteça em seu redor. O teste de Volhard ajuda muito nesse ponto.


1º MÊS:
De 2 a 3 horas após o parto, os filhotes começam a procurar as tetas da mãe para começarem a mamar. Logo nas primeiras horas, eles recebem o colostro, que é denominado imunidade passiva natural, e é muito importante. É fundamental que eles absorvam esse leite. Se eles não estiverem conseguindo por fragilidade, ajude-os a chegar lá. Depois que passarem os primeiros dias e você reparar que algum filhote não consegue mamar direito, amamente-o com a mamadeira própria, com leite em pó especial para filhotes, a uma temperatura de 38º a 39ºC, ou com a receita caseira que seu veterinário indicar. Se eles estiverem chorando demais, pode ser por falta de leite. Nesse caso, ajude-os com a mamadeira.
Se a mãe estiver rejeitando algum filhote, pisando e deitando sobre ele ou deixando de amamentá-lo, separe-o dos outros colocando-o em uma caixa protegida, levando-o em contato com a mãe periodicamente, até que ela se acostume com ele. Enquanto a mãe não se acostuma com ele, amamente-o com a mamadeira.
Deixe os filhotes em contato intensivo com a mãe até o desmame. O contato com os machos (pais) deve ser evitado, porque alguns matam os filhotes por "ciúmes". Eles abrem os olhos com a idade 10 a 15 dias. Nesse mesmo período, eles começam tentar andar sem se arrastarem. Os dentes de leite começam a aparecer perto do desmame, com uns 25 a 30 dias, e é quando as tetas da mãe começam a ser machucadas. Nessa época, eles já estão andando, brincando, precisando de mais espaço, e começam a pular as bordas da caixinha, fazendo aquela bagunça. A partir do 30º dia, quando se inicia o processo de desmame, eles devem começar a receber também outro tipo de alimentação. Existem muitas rações próprias para isso no mercado. Entre 15 e 30 dias, eles devem tomar a 1ª dose de vermífugo, que será repetida conforme indicar o veterinário. Após os 30 dias, eles devem tomar 20 minutos de sol por dia, até 9h da manhã ou depois das 16h.

O DESMAME:
O desmame deve começar a ser feito a partir dos 30 dias. Ele deve ser feito gradualmente. Comece dando uma papinha de desmame industrializada ou a ração para filhotes amolecida no leite morno uma vez ao dia. Ainda não cesse as mamadas na mãe, pois se elas pararem de repente, o leite "empedrará", inflamando, causando perda de apetite, febre e muita dor na mamãe, originando o que é chamado de mastite ou mamite. No começo, os filhotes podem rejeitar a comida, mas vão se acostumando com ela. Eles também deverão entrar  na panelinha nas primeiras vezes; para ensinar a eles que aquilo é comida e não piscina, molhe seu dedo na comida e permita ao cãozinho cheirá-la e lambê-la. Até os 40/45 dias, vá aumentando a frequência da comida deles para 2, 3 e finalmente  4 vezes por dia. Entre essas refeições, coloque-os para mamar, com uma frequência cada vez menor. Com 40/45 dias de vida dos filhotes, a mãe já está liberada de dar mamá a eles. Para ajudar a fêmea a esgotar seu leite, evitando a mastite, quando os filhotes estiverem comendo só a papinha ou a ração com leite morno, diminua a comida e a água dela por 3 ou 4 dias. Se seu veterinário achar conveniente, pode ser usado um medicamento para secar o leite.

SEPARAÇÃO DA MÃE:
Os filhotes só devem ser separados da mãe e dos irmãos depois dos 50 dias de vida. Do 21º ao 50º dia de vida, eles aprendem a se relacionar com outros cães, seja brincando ou brigando com os irmãos, e a aceitar a disciplina imposta pela mãe.
 O animal que é retirado de sua família antes disso, pode ter problemas para cruzar, ficar mais agressivo, não se sair tão bem nos treinamentos e se relacionar mal com outros cães. Essa é a socialização. Para o bom desenvolvimento de seus órgãos sensoriais, deixe um som com um volume baixinho ligado perto deles e evite deixá-los na escuridão. Colocá-los em um piso mais grosso, mas não muito, favorece o desenvolvimento da locomoção deles. Para não deixar a mãe preocupada, não tire todos os filhotes dela de uma vez só; faça isso no mínimo em 3 ou 4 dias.

2º MÊS:
Começa aí uma fase mais susceptível a doenças. Por isso, aplique na idade de 45 a 60 dias as vacinas para cinomose, hepatite, leptospirose, parvovirose, parainfluenza e coronaviros. Essa vacina é muito importante! O desmame se finaliza, e os filhotes começam a se distanciar da mãe. A alimentação, a partir dos 45 dias pode ser uma ração própria para filhotes, servida de acordo com o que diz a embalagem, 4 vezes ao dia.

Deixe bastante água disponível e exponha-os ao sol de manhã. Os primeiros exercícios (correr, andar, brincar, pular) podem ser praticados. Ainda não é aconselhável que ele saiam de casa, para que não peguem doenças. Quando os filhotes tiverem que ficar sem a companhia humana, deixe um rádio com um som bem calminho tocando, pois isso os tranquiliza. Uns brinquedinhos ajudam a distrair os pequenos.
 

3º MÊS:
A fase do filhote ainda é crítica. Aplique a 2ª dose da vacina sêxtupla com 75 a 90 dias e submeta-o a um check-up. Continue dando ração específica 4 vezes ao dia, ou conforme a indicação da embalagem ou do veterinário. Depois da 2ª dose da vacina, os filhotes ainda não estão liberados totalmente a irem à rua. É bom comprar brinquedos e ossinhos para a diversão dos filhotes.

4º MÊS:
É aplicada a 3ª e última dose da vacina com 105 a 120 dias. Uma semana após sua aplicação, o filhote já está liberado para sair de casa, e ir passear, ir a praças, parques, etc. Atenção: só saia com ele para a rua depois da 3ª dose da vacina! (Alguns veterinários indicam 4 doses da vacina, de 20 em 20 dias, com a 1ª dose aos 45 dias). Agora que a rua já está liberada, aproveite para levar seu filhotinho para as praças e parques, para que ele conheça amigos e comece a brincar com eles, fazendo grandes amizades! Alimente-o quatro vezes ao dia. O 1º banho pode ser dado, com os procedimentos próprios e equipamentos certos.

 Com essa idade, se inicia a troca de dentes, que se estende até a idade de 7 meses. Com essa troca, a gengiva do filhote começa a coçar. Para aliviar a coceira, ele começa a mastigar tudo que vê pela frente, inclusive o pé de sua mesa, seu sapato de couro, suas roupas, etc. Para que isso não aconteça, forneça ossinhos e brinquedos, que aliviarão as coceiras e as tensões.

5º AO 12º MÊS:
A alimentação deve ser rica, e as vacinas devem ficar em dia. A vacina contra a raiva é aplicada na idade de 4 a 6 meses. Normalmente a dentição fica completa do 9º ao 12º mês. Para retardar o acúmulo de tártaro e para a limpeza dos dentes, forneça ossinhos, brinquedos comestíveis, como os de couro cru ou nylon. Com 12 meses, a vacina sêxtupla e da anti-rábica devem ser aplicadas.



ALIMENTAÇÃO:
Deve ser servida em horários certos. O que sobrar deve ser recolhido. O número de refeições diárias varia de acordo com a idade

O ideal é servir apenas ração. Frutas e alimentos naturais, como cenoura, são aconselháveis. Biscoitos, bolos, restos de comida, doces, frituras, massas, etc., não são aconselháveis, pois, além de não serem o alimento próprio, os cães ficam pedindo comida à mesa, o que é desagradável.
VACINAS E EXAMES:

45 dias 1ª dose da Vacina óctupla
65 dias 2ª dose da Vacina óctupla
85 dias 3ª dose da Vacina óctupla
5 meses Vacina anti-rábica (Raiva)
8-9 meses Exame geral

Anualmente Exame geral;
Vacina anti-rábica (Raiva)
Vacina óctupla

VERMÍFUGOS:

A desvermifugação é indicada com as seguintes idades: 2, 4, 8 e 12 semanas; 4, 5 e 6 meses; 1 ano; e, a partir daí, ela pode ser trimestral ou semestral.

Leve sempre seu amigo de 4 patas ao médico veterinário!





Nenhum comentário:

Postar um comentário